Carnaval brasileiro: conheça 7 curiosidades

O Carnaval brasileiro é uma festa repleta de história, tradição e curiosidades fascinantes. Conhecido mundialmente por suas celebrações vibrantes, o Carnaval no Brasil vai além das festas e desfiles. Vamos explorar algumas curiosidades que tornam essa festa única:

1. A primeira marchinha do Carnaval brasileiro feita por uma mulher

A história do Carnaval brasileiro tem como marco inicial a criação da primeira marchinha, “Ô Abre Alas”, pela pianista Chiquinha Gonzaga, em 1889.

Esta composição animada e festiva se tornou um símbolo do Carnaval, destacando Chiquinha como uma das primeiras compositoras populares do Brasil.

Carnaval-brasileiro-chiquinha-gonzaga
Chiquinha Gonzaga.
Fonte: Reprodução/ Pinterest-letras.mus.br

2. As origens portuguesas do Carnaval brasileiro

O Carnaval foi lançado no Brasil pelos portugueses no século XVII, trazendo consigo o Entrudo, uma festa comum na qual as pessoas se divertiam lançando farinha, água e ovos umas nas outras.

Com o tempo, essa tradição evoluiu para os bailes de máscaras e fantasias, que ganharam força no Rio de Janeiro em 1840.

Carnaval-brasileiro-origem-portuguesa
Baile de máscaras no Teatro Lírico do Rio de janeiro, em desenho de Guerave (1883).
Fonte: Reprodução/ aentrudeira.com.br

3. O Carnaval de Joaçaba e Herval d’Oeste

O sul do Brasil possui um Carnaval reconhecido. O estado de Santa Catarina abriga um dos principais carnavais do país, com destaque para Joaçaba e Herval d’Oeste.

O evento, organizado pela Liga Independente das Escolas de Samba, atrai cerca de 30 mil espectadores anualmente, contando com quatro grandes escolas de samba e um investimento significativo.

Carnaval-brasileiro-carnaval-de-joaçaba
Fonte: Reprodução/ raizesdiario.com.br

4. O maior bloco carnavalesco do mundo

Recife é o lar do Galo da Madrugada, um dos maiores blocos carnavalescos do mundo. Em 1994 o ‘Guiness Book’ consagrou a agremiação como “o maior bloco de carnaval do planeta”, quando 1,5 milhão de foliões desfilaram pelas ruas do centro da cidade.

Fundado em 1978, o bloco atrai uma multidão com seu gigante boneco de galo. A grandiosidade e animação do Galo da Madrugada tornam um destaque no Carnaval brasileiro.

Carnaval-brasileiro-galo-da-madrugada
Fonte: Reprodução/ agoranordeste.com.br

5. O maior Carnaval do mundo no Rio de Janeiro

O Carnaval do Rio de Janeiro é reconhecido como o maior do mundo. Os desfiles das escolas de samba no Sambódromo, os blocos de rua e a energia contagiante fazem dessa festividade uma experiência única, atraindo milhões de pessoas de todo o planeta.

Carnaval-brasileiro-carnaval-do-rio-de-janeiro
Fonte: Reprodução/ melhordestinos.com.br

6. O primeiro desfile de Carnaval

Em 1932, ocorreu o primeiro desfile oficial de escolas de samba. A cidade do Rio de Janeiro foi palco dessa inovação, marcando o início de uma tradição que se tornaria central para o Carnaval brasileiro.

A escola de samba Mangueira foi a grande vencedora do desfile, dando início à competição entre escolas.

Carnaval-brasileiro-primeiro-desfile
Carnaval no Brasil (1948).
Fonte: Reprodução/ extra.globo.com

7. Primeira escola de samba

A Deixa Falar é considerada pelos historiadores como a primeira escola de samba a surgir no Brasil.

Sua fundação, datada em 12 de agosto de 1928, considerada como um marco histórico pois foi pioneira reunindo uma série de elementos fundamentais que moldam as escolas de samba contemporâneas.

Carnaval-brasileiro-escola-de-samba-deixa-falar
Fonte: Reprodução/ extra.globo.com


Ao explorarmos essas curiosidades, podemos perceber como o Carnaval brasileiro vai além de uma festa simples, incorporando tradições, inovações e o espírito único do povo brasileiro.

Uma celebração que transcende fronteiras e continua a encantar e unir as pessoas em uma explosão de alegria e diversidade.

Se interessou pelas curiosidades brasileiras? Então veja nosso post clicando aqui sobre as 11 invenções de sucesso feitas por brasileiros. Spoiler: existem invenções que você utiliza todos os dias e garanto que ia ser muito difícil viver sem.

E você, lembra de mais alguma curiosidade? Deixe nos comentários! Compartilhe e siga-nos nas redes sociais! Também inscreva-se abaixo para receber nossas novidades em seu e-mail!

Fontes: Segredos do Mundo, Wikipédia, TV Brasil, Brasil Escola

Deixe um comentário