19 curiosidades sobre gatos que vão te surpreender

Gatos são especialistas em nos surpreender! Descubra fatos incríveis e curiosidades sobre gatos que vão te deixar com vontade de abraçar o seu felino agora mesmo.

Quem não ama um bom ronronar e o olhar penetrante de um gato? Esses felinos misteriosos e independentes conquistaram o coração de milhões de pessoas ao redor do mundo. Mas você sabia que existe um universo de curiosidades sobre gatos que temos certeza que você não conhece?

Neste post, vamos desvendar alguns dos segredos mais intrigantes do reino felino, desde suas origens até seus hábitos mais peculiares. Prepare-se para se encantar com o mundo dos gatos!

Os gatos na história

curiosidades-sobre-gatos
Fonte: Pixabay / pikabum

1. Quando os gatos foram domesticados?

Acredita-se que os gatos foram domesticados há cerca de 10.000 anos, quando os humanos migaram de hábitos nômades para sedentários, com isso os gatos foram atraídos pela abundância de roedores em assentamentos humanos.

2. Gatos vistos como deuses egípcios

No antigo Egito, os gatos eram considerados deuses, sendo muitas divindades representadas com partes do corpo desses felinos. A deusa Bastet era representada com cabeça de gato e simbolizava a fertilidade e a proteção. Os gatos tinham passe livre para perambular pela corte e inclusive eles eram mumificados após a morte.

3. Gatos na Idade Média

Nesta época, com a ascensão da igreja católica, tudo o que era ligado a religiões pagãs foi demonizado, e não foi diferente com os gatos. Eles foram perseguidos e a população desses felinos caiu bruscamente, em consequência aumentou bruscamente a quantidade de roedores, o que foi atribuído ao surtos de Peste Negra.

Confira nosso post sobre gatos pretos que fala de forma divertida sobre esse preconceito com os bichanos, clique e dê muitas risadas:

4. Os bichanos hoje em dia

Com o passar dos séculos, esse estigma sobre os gatos foi caindo por terra, na atualidade os gatos se tornaram animais de estimação populares em todo o mundo, valorizados por sua companhia, independência, afeto e habilidades de caça.

Sentidos aguçados

curiosidades-sobre-gatos
Fonte: Pixabay / Annette Meyer

5. Visão noturna desses felinos

Devido a serem caçadores noturnos, a visão diurna dos gatos é menos desenvolvida que a noturna. O motivo deles conseguirem enxergar bem a noite, é que os bichanos podem ver a luz ultravioleta que os humanos não conseguem detectar. Eles também possuem uma espécie de miopia, fazendo com que consigam ver objetos mais próximos, mas têm dificuldades com objetos que estão longe. Os gatos têm um “ponto morto” localizado abaixo do queixo, onde sua visão não chega. Quanto as cores, veem melhor as cores verde e azul, porém mal conseguem ver o vermelho e o rosa. Isto significa que os brinquedos para gatos em tons de azul e verde fazem mais sucesso com eles.

6. Audição excepcional

As orelhas dos gatos, pelo formato, funcionam como uma antena parabólica, que captam uma ampla gama de frequências, além de amplificar o som e saber de onde está vindo. A audição excepcional se deve as necessidades de caça dos bichanos.

7. Olfato poderoso

Eles possuem quase 40 vezes mais células sensíveis a odores do que o nariz humano, alguns investigadores o consideram melhor até que o dos cães. Um gato pode confiar mais no seu olfato que em seus olhos para explorar o ambiente, é com o nariz que eles encontram comida e identificam outros gatos.

Comportamentos peculiares dos gatos

curiosidades-sobre-gatos-2
Fonte: Pixabay /  Daga_Roszkowska

8. Por que eles “amassam pãozinho”?

Esse comportamento, comum em filhotes, está ligado à memória de quando eram amamentados por suas mães. Porém existem outras teorias do porque os gatos fazem isso, sendo elas: demonstrar felicidade; tornar a superfície mais confortável; marcar território (devido a glândulas nas patas que liberam odor); avisar que estão no cio; ou para se alongar.

9. Ronronar

Acredita-se que o som seja produzido na laringe, através da contração e dilatação da glote, com a passagem do ar, o órgão vibra, ocasionando o delicioso barulho. O ronronar pode ter diversas funções, como expressar felicidade, expressar amizade ou comunicar-se com a mãe (quando filhote).

10. Marcação de território dos gatos

Os gatos marcam seu território principalmente através de pequenos jatos de urina, mas também podem utilizar das glândulas odoríferas localizadas em suas patas, rosto e cauda. Quando ele se esfrega nas suas pernas, é bem possível que esteja marcando você como território dele rsrs.

11. Por que os gatos caçam?

Os gatos caçam devido ao extinto, pois antes de serem domesticados, tinham que caçar a própria comida. Na atualidade esses felinos mantem essa prática por diversão, ficam hipnotizados perseguindo pequenos objetos ou o bater das asas de um pássaro. Eles tentam cansar as suas presas para ser mais fácil abate-las, por isso vemos eles “brincando” com elas antes de finalizar a caçada.

Curiosidades físicas dos gatos

curiosidades-sobre-gatos-2 (3)
Fonte: Reprodução

12. Os bigodes dos bichanos

Os bigodes dos gatos são órgãos sensoriais muito importantes, que ajudam o animal a perceber o ambiente ao seu redor, se orientar em curtas distâncias, ajudam na proteção dos olhos e manter o equilíbrio.

13. Garras retráteis e afiadas

As garras dos gatos são retráteis, o que as protege durante o caminhar e as afiam para a caça. Você sabia que é natural os gatos trocarem a camada externa de suas garras a cada dois ou três meses? A queda das unhas mais velhas e quebradiças mantem elas saudáveis e afiadas.

14. Flexibilidade

A coluna vertebral dos gatos não tem ligamentos, mas sim músculos no seu lugar, os discos vertebrais e a coluna também são muito flexíveis. Esses felinos não possuem clavícula, mas sim uma cartilagem que permite eles se moverem, esticar o corpo, contorcer e entrar em lugares estreitos.

Saúde e Bem-estar

curiosidades-sobre-gatos-2 (2)
Fonte: Reprodução

15. Higiene

Os gatos são animais muito limpos e passam grande parte do dia se limpando. O gato possui uma língua muito áspera, perfeita para a autolimpeza. Como já mencionamos, eles são muito flexíveis, alcançando todas as partes do corpo para limpeza. A língua retira as impurezas e os pelos soltos de seu corpo.

16. Visitas ao veterinário

É fundamental levar o gato ao veterinário regularmente para vacinação, vermifugação e check-ups. Mas qual a periodicidade? O recomendado é que: quando filhote (até 6 meses), ir ao veterinário uma vez ao mês; adulto (a partir dos 7 meses), ir ao veterinário uma vez ao ano; e gato idoso (após 8 anos), a cada seis meses.

Mitos e verdades sobre os gatos

curiosidades-sobre-gatos-2 (4)
Fonte: Reprodução

17. Sete vidas

Essa crença popular não tem base científica, mas a grande capacidade de sobrevivência dos gatos contribuiu para a criação desse mito.

18. Gatos não gostam de água

A maioria dos gatos não gosta de água por uma serie de fatores, desde os produtos químicos presentes na água hoje em dia a sensação de perda de controle, mas existem exceções. Algumas raças, como o Maine Coon, Turkish Van e Abissínio adoram nadar.

A raça influencia muito no comportamento dos gatos, confira nosso post sobre as mais exóticas que existem:

19. Gatos são independentes

Os gatos são animais independentes, mas também precisam e gostam de atenção e carinho. Isso significa que, se eles podem caçar a própria comida, se defender e tomar banho sozinhos, eles estão com você por puro afeto!

Os gatos são criaturas fascinantes e complexas, cheias de personalidade e charme. Ao conhecer um pouco mais sobre seus hábitos e características, podemos apreciar ainda mais a companhia desses animais incríveis!

E você, tem alguma curiosidade sobre gatos? Compartilhe conosco nos comentários!

Siga nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as nossas atualizações e inscreva-se em nossa newsletter.

Leia também:

Fontes: História do Mundo, Purina, Whiskas, Whiskas, Petlove, Perito Animal, Mania de Gato, Patas da Casa, Petz, Clínica Katzen, Purina, Veterinária Kamura

WhatsApp
Facebook
Twitter
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *