A japonesa Marie Kondo, especialista em organização, é uma autoridade no assunto. Ela já ajudou milhões de pessoas através de seu livro “A mágica da arrumação”. Em 2015 ela estava na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo.
Para Marie, a organização exterior está diretamente ligada com a do nosso interior, por isso seu método defende que devemos amar e cuidar do nosso corpo, mente e ambiente para que isso reflita positivamente em nossos lares e também em nossa vida pessoal.
Confira as dicas de Marie Kondo…
Método de Marie Kondo: KonMari
O método criado por ela se chama KonMari, baseado em dois pontos principais: alegria e gratidão. Ela desenvolveu um passo a passo que garante uma organização perfeita e sem efeito rebote. Vamos conhecê-lo?:
1. Organização por categoria:
Invés de arrumar cômodos, arrume por categorias. O KonMari considera que toda bagunça pode ser dividida em apenas cinco categorias: roupas, livros, objetos de valor sentimental, papéis (aqui entram documentos, contas, entre outros) e “komono” (termo usado por Marie para descrever os diversos itens aglomerados na cozinha, banheiro e garagem).
2. Faça uma pilha:
Excesso de sapatos, roupas e outros itens é uma questão frequente que torna a casa desorganizada. O método recomenda que, ao começar a organização, todos os itens sejam tirados do armário e seja feita uma pilha, pois com uma visão clara da quantidade de coisas que guardamos, já pode motivar a você se desfazer de alguns objetos.
3. Guarde o que te faz feliz:
Uma das principais ideias de Marie Kondo é manter em casa apenas o que traz alegria. O conceito pode parecer abstrato, mas ela diz que “É importante segurar cada item durante a arrumação. Quando tocar uma peça que te traz alegria, você sentirá. É uma sensação positiva, de aconchego”. Durante a arrumação, é provável que você perceba que guarda diversas coisas que não alegram sua vida, dessas você precisa se desfazer.
4. Agradeça:
Se um item não passou no teste da alegria e não vai mais fazer parte da sua casa, é hora de agradecer por ele antes de colocá-lo para doação ou venda. Agradeça por aquele objeto e seja delicado ao manuseá-lo, ele fez parte da sua história.
5. Evite Nostalgia:
Deve-se manter o foco na arrumação e não iniciar uma viagem pelo túnel do tempo. Evite a nostalgia e se perder em lembranças de roupas ou objetos com algum apego sentimental. Lembre-se que se você não o utiliza mais, o melhor a fazer é agradecer e descartar.
6. Faça a limpeza sozinho(a):
Se você mora com alguém, é importante que cada um foque na organização de seus itens pessoais, sem palpitar no que a outra pessoa deve manter ou descartar. O ideal é cada um refletir individualmente sobre seus pertences e decidir o que traz alegria para si.
7. Verifique a validade
O ideal, na organização da cozinha, do banheiro e da lavanderia, é começar jogando fora tudo o que estiver fora da validade.
8. Use caixas:
Ainda sobre a arrumação da cozinha, banheiro, lavanderia e escritório a dica é utilizar caixas para organizar os produtos e itens de acordo com o uso e com o tamanho, facilitando assim o controle e manuseio.
9. Dobre do jeito correto:
Na organização das roupas no armário, Mari recomenda dobrá-las verticalmente, primeiro ao meio e depois em terços. Isso faz com que as roupas virem “pacotinhos” que você consegue guardar lado a lado no armário e que facilita a visualização de tudo.
Já que estamos falando em dobrar roupas, confira nosso post sobre a organização da mala de viagem clicando aqui. Garantimos que esse processo será muito mais fácil da próxima vez e você curtirá muito mais suas férias.
10. Pendurar de forma “crescente”:
Deve-se prestar atenção na hora de pendurar as suas roupas no armário. A proposta é fazer uma crescente, da esquerda para a direita, colocando peças mais pesadas, como casacos, ou mais compridas, de cores escuras e de materiais mais grossos, do lado esquerdo do armário, e as mais leves do lado direito. Mari diz que isso cria um ideal visual para os olhos e ajuda a acalmar a mente.
11. Encare com leveza:
Com seu método, Mari Kondo propõe deixar a vida mais feliz por meio da organização e deixa claro que o objetivo não é viver estressado para ter um lar impecável. A perfeição não existe, um pouco de bagunça faz parte da vida. Devemos nos livrar dos excessos e determinar lugares para cada coisa, assim naturalmente a organização será mantida.
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Fontes: Blog Inusual, Revista Marie Claire, Casa Abril